De Portos Abertos para a EducaÇÃo

No último dia 27 de março, a Faculdade Metropolitana da Grande Recife firmou, com o Porto de Recife, um Convênio de Cooperação Técnica, Científica e Cultural, inerente ao desenvolvimento do Programa DE PORTOS ABERTOS PARA A EDUCAÇÃO. Integrado à realidade institucional como o marco de alteração da postura da IES dentro do cenário acadêmico, o Convênio celebrado com o Porto de Recife permitirá que os diferentes Cursos de Graduação da FMGR materializem projetos de pesquisa e extensão, utilizando o Porto de Recife como um “laboratório vivo” que viabilizará às duas entidades conformarem ações inerentes ao efetivo exercício da Responsabilidade Socioambiental, de maneira que se solidifiquem sua atuação como agentes de transformação sócio-econômico-política do entorno onde se encontram inseridas.

A solenidade de assinatura do Convênio foi celebrada no auditório da Faculdade Metropolitana da Grande Recife, e contou coma participação do Dr. Rogério Leão, Presidente do Porto de Recife, da Dra. Miriam Monteiro, Diretora-Presidente da UNESJ, do Professor Ph. D. José Eduardo de Miranda, Diretor Acadêmico da Faculdade Metropolitana, do Sr. Nilton Porto Carneiro Leão, Coordenador de Operações do Porto de Recife e graduado em Gestão Portuária pela FMGR. Além da presença massiva dos alunos de primeiro período dos diversos Cursos da IES, também engrandeceram o momento Professores e Coordenadores de Cursos, representados na mesa oficial de assinatura do Convênio pelo Professor Alexandre Costa de Almeida Braga, Coordenador dos Cursos de Gestão Portuária e de Construção de Edifícios.

Em pronunciamento aos presentes, o Presidente do Porto do Recife, Dr. Rogério Leão, enfatizou que o Convênio de cooperação técnica, científica e cultural precisará seguir as diretrizes da responsabilidade socioambiental; do desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana do Recife e doEstado; do incentivo e orientação para o uso sustentável dos recursos naturais, do incremento cultural e tecnológico e a multiplicação de valores sociais e humanos”.

A Faculdade Metropolitana, consciente de que o Convênio representa um incremento no seu exercício formacional, registra a certeza de que este é um importante passo à consolidação de um novo paradigma dentro do cenário acadêmico regional.