A Faculdade Metropolitana como instituição educacional, destina-se a promover educação superior de qualidade, voltada à população da Grande Recife, bem como valorizar a cultura geral e a ciência.
Assim, seu planejamento passa por ter cursos voltados a formação profissional e a capacitar pessoas para atenderem às necessidades e expectativas tanto do mercado de trabalho quanto da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação, e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento do Estado de Pernambuco e da Região Nordeste do Brasil.
Considerando sua localização e sem esquecer das carências e deficiências locais e regionais, tem como política praticar os mais baixos valores de mensalidades possíveis e, além de firmar convênios como o FIES e PROUNI, desenvolveu e implantou o CEM – Credito Educativo Metropolitana, visando oferecer aos alunos de baixa renda a possibilidade de se inserir no Ensino Superior em situação de igualdade social.
Nossa principal vocação é formar profissionais, garantindo a qualidade, a solidez, a segurança e a modernidade, visando o desenvolvimento sócio-econômico e cultural da região Nordeste.