A Faculdade Metropolitana da Grande Recife iniciou suas atividades em 2001, no bairro de Boa Viagem, na cidade de Recife – PE, oferecendo os cursos de graduação em Turismo, Ciências Contábeis e Administração com habilitações em Administração Geral e Gestão de Negócios.
2002, tendo como objetivo ser efetivamente da Grande Recife e melhor atender seus alunos, transferiu provisoriamente sua sede para o Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes–PE, oferecendo os mesmos cursos de Graduação.
2003, sentindo o potencial e a carência desta região, entra com pedido junto ao MEC para ampliação da instituição visando oferecer outros cursos de graduação.
2004 oferece seu primeiro curso de Pós-graduação lato sensu.
2005 recebe a autorização do MEC para oferecer o curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e por questões operacionais por conta de sua expansão acadêmica, transferiu sua sede para a Avenida Barreto de Menezes, 809, Piedade, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, aumentando significativamente seu espaço físico.
Ainda neste ano, o Curso de Administração teve seu reconhecimento publicado pelo MEC com avaliação máxima, CMB – Conceito Muito Bom, antigo conceito “A” e três dirigentes da Mantenedora da Faculdade Metropolitana da Grande Recife foram agraciados com o título de Cidadão Jaboatonense pelos relevantes serviços prestados ao município na área da Educação.
2006, inicia a primeira turma do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e o Curso de Ciências Contábeis teve seu reconhecimento publicado pelo MEC com avaliação máxima (CMB).
Tendo como objetivo atender alunos de baixa renda, não contemplados com o PROUNI e FIES, a Faculdade Metropolitana implanta o CEM – Crédito Educativo Metropolitana onde 50% das mensalidades são financiadas para pagamento após a conclusão do curso, tendo o aluno até seis anos para pagar, conforme a duração do curso.
2007, confirmando nossa vocação educacional, o MEC autorizou o curso de Direito, bem como o reconhecimento do curso de Turismo, também com o CMB. Tal situação de excelência se confirma na avaliação do curso de turismo, o único de Pernambuco agraciado com quatro estrelas no Guia do Estudante da Editora Abril.
Novamente dois dirigentes da Mantenedora e dois diretores da Faculdade Metropolitana da Grande Recife foram agraciados com o título de Cidadão Jaboatonense pelos serviços prestados ao município na área da Educação.
2008, passa a operar em dois turnos (manhã e noite) com uma equipe docente altamente qualificada e motivada, e inicia mais dois cursos de Graduação: Direito e o curso Tecnológico de Gestão Portuária.
O curso Tecnológico em Gestão Portuária, o primeiro autorizado pelo MEC a ser implantado na região Nordeste, confirma esta posição de inovador e tem como objetivo maior formar profissionais qualificados para trabalhar no complexo portuário local, Recife e Suape.
Inovando sempre, firmou convênio de parceria com a ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, sendo pólo presencial em cursos de pós-graduação à distância, ampliando a oferta também em cursos presenciais.
2009, sob nova Direção Acadêmica, reduz valores de mensalidades e implantou o NEaD – Núcleo de Educação à Distância, visando de acordo com os preceitos da Portaria 4059 do MEC a implantação parcial de cursos de graduação à distância, oferecendo algumas disciplinas, melhorando e facilitando o acesso ao Ensino Superior.
2010, recebe autorização do curso de Gestão de Recursos Humanos e lança os cursos de Marketing, Produção Audiovisual, Construção Naval, Petróleo e Gás, Logística, Gestão Financeira e Hotelaria, além do reconhecimento do curso de Publicidade e Propaganda. Ainda neste ano, a Faculdade entrou no IGC (Índice Geral de Cursos), do MEC, como a melhor instituição de Jaboatão dos Guararapes, permanecendo nesta posição até os dias atuais.
2011, a Faculdade completa 10 anos, mantendo o foco na sua missão “Formar profissionais de nível superior, garantindo a qualidade, a solidez, a segurança e a modernidade, visando o desenvolvimento sócio-econômico e cultural da região Nordeste”, tendo sua estrutura em melhoria constante, ampliando os espaços e garantindo um melhor acolhimento a todos. Ainda neste ano, tem reconhecidos os cursos de Direito e Gestão Portuária, o lançamento de seis novos cursos (Fisioterapia, Gastronomia, Construção de Edifícios, Gestão da Produção Industrial, Administração de Aeroportos e Gestão Hospitalar) e o início do curso de Gestão de Recursos Humanos.
2012, mais dois cursos são autorizados pelo MEC: Gestão da Qualidade e Pedagogia, este último, inclusive, inaugura o novo horário de oferecimento de cursos da Faculdade, no período da tarde, além dos horários pela manhã e noite.
2013, a Metropolitana recebe a autorização do MEC para oferecer o curso de Engenharia de Produção.

Faculdade Metropolitana
Mudando vidas através da educação.