Acervo amplo e acessível

O acervo da Biblioteca da Faculdade está aberto à consultas tanto a comunidade acadêmica quanto ao público em geral, desde que respeitada rigorosamente a Regulamentação da Biblioteca, essencialmente no que concerne às normas de horários, empréstimos, prazos, multas, etc.

O acervo da Biblioteca é de livre acesso e está informatizado. Possui livros, monografias, periódicos, jornais, anais e folhetos, nas áreas de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas.

Horário de Funcionamento

De segundas às sextas-feira, das 10:00 às 20:00.

Estrutura que valoriza o aprendizado

A Biblioteca da Faculdade Metropolitana conta com uma estrutura moderna, acervo amplo e acessível aos alunos, o que possibilita uma interação maior com o ambiente, proporcionando assim, o aprendizado e a busca constante pela pesquisa.

A Biblioteca conta ainda com o Cyber espaço para buscas acadêmicas na internet, salas de estudo em grupo e cabines de estudo individual. Além do acervo de livros e periódicos, os alunos podem ter acesso aos principais jornais atualizados do estado.

Serviços da Biblioteca

Consulta local

Serviço que possibilita ao usuário acesso a informação tratada e armazenada na biblioteca por meio do Sistema Multi-acervo. O acesso ao material bibliográfico é aberto à comunidade acadêmica podendo ser consultado no espaço da própria biblioteca.

Consulta On-line

Esse serviço possibilita ao usuário acesso ao acervo tratado e armazenado no Sistema Multi-acervo através da Internet.

Renovação e reserva

A renovação é o serviço pelo qual o usuário pode repetir o empréstimo do material bibliográfico, devolvendo-o conforme o prazo estabelecido no regulamento da Biblioteca, salientando que a renovação poderá ser realizada por telefone ou in loco, desde que o material não tenha sido reservado por outro usuário. A reserva permite ao usuário formalizar o pedido de empréstimo da obra quando a mesma estiver emprestada por outro usuário

Empréstimo domiciliar

Esse serviço consiste em fornecer ao usuário materiais bibliográficos de seu interesse e que esses possam ser retirados da biblioteca, mediante empréstimo por um prazo determinado, conforme regulamento da Biblioteca. Esse serviço é exclusivo a alunos, professores e funcionários da Faculdade Metropolitana.

Acesso à Internet

Disponível apenas à comunidade acadêmica da Metropolitana, esse serviço é designado ao acesso de sites para pesquisa escolar, lazer e leitura de e-mail.

Serviço de referência

Esse serviço compreende o atendimento aos usuários, prestando informações tanto sobre questões consideradas factuais como bibliográficas e instrucionais ou de pesquisa.

Normas técnicas utilizadas

  • NBR 6023 – Referências – Elaboração
  • NBR 6021: 2015 – Publicações Científicas
  • NBR 6022: 2018 – Artigo Científico
  • NBR 6023:2018 – Referências – Elaboração
  • NBR 6024: 2012 – Numeração Progressiva das seções de um documento – Apresentação
  • NBR 6027 : 2012 – Sumário – Apresentação
  • NBR 6028: 2021 – Resumo – Apresentação
  • NBR 10520 – Citações em documentos – Apresentação
  • NBR 14724 – Trabalhos acadêmicos – Apresentação
  • Manual para apresentação dos Trabalhos Acadêmicos – elaborado pelos professores da própria IES.

Contato

Outras informações