A FACULDADE METROPOLITANA da Grande Recife – FMGR, é mantida pela União das Escolas Superiores de Jaboatão – UNESJ (02.662.317/0001-19), localizada no Município de Jaboatão dos Guararapes-PE, credenciada e autorizada pela Portaria MEC nº 538 de 22/03/2001, pelas normas prescritas em seu Regimento Interno e o inciso II do Artigo 44 da Lei nº 9394 de 20/12/1996
A Faculdade Metropolitana como instituição educacional, destina-se a promover educação superior de qualidade, voltada à população da Grande Recife, bem como valorizar a cultura geral e a ciência. Assim, seu planejamento passa por ter cursos voltados a formação profissional e a capacitar pessoas para atenderem às necessidades e expectativas tanto do mercado de trabalho quanto da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação, e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento do Estado de Pernambuco e da Região Nordeste do Brasil.
Considerando sua localização e sem esquecer das carências e deficiências locais e regionais, tem como política praticar os mais baixos valores de mensalidades possíveis e, além de firmar convênios como o FIES e PROUNI, desenvolveu e implantou o CEM – Credito Educativo Metropolitana, visando oferecer aos alunos de baixa renda a possibilidade de se inserir no Ensino Superior em situação de igualdade social.
Nossa principal vocação é formar profissionais, garantindo a qualidade, a solidez, a segurança e a modernidade, visando o desenvolvimento sócio-econômico e cultural da região Nordeste.
2001, A Faculdade Metropolitana da Grande Recife iniciou suas atividades no bairro de Boa Viagem, na cidade de Recife – PE, oferecendo os cursos de graduação em Turismo, Ciências Contábeis e Administração com habilitações em Administração Geral e Gestão de Negócios.
2002, tendo como objetivo ser efetivamente da Grande Recife e melhor atender seus alunos, transferiu provisoriamente sua sede para o Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes–PE, oferecendo os mesmos cursos de Graduação.
2003, sentindo o potencial e a carência desta região, entra com pedido junto ao MEC para ampliação da instituição visando oferecer outros cursos de graduação.
2004 oferece seu primeiro curso de Pós-graduação lato sensu.
2005 recebe a autorização do MEC para oferecer o curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e por questões operacionais por conta de sua expansão acadêmica, transferiu sua sede para a Avenida Barreto de Menezes, 809, Piedade, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, aumentando significativamente seu espaço físico.
Ainda neste ano, o Curso de Administração teve seu reconhecimento publicado pelo MEC com avaliação máxima, CMB – Conceito Muito Bom, antigo conceito “A” e três dirigentes da Mantenedora da Faculdade Metropolitana da Grande Recife foram agraciados com o título de Cidadão Jaboatonense pelos relevantes serviços prestados ao município na área da Educação.
2006, inicia a primeira turma do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e o Curso de Ciências Contábeis teve seu reconhecimento publicado pelo MEC com avaliação máxima (CMB).
Tendo como objetivo atender alunos de baixa renda, não contemplados com o PROUNI e FIES, a Faculdade Metropolitana implanta o CEM – Crédito Educativo Metropolitana onde 50% das mensalidades são financiadas para pagamento após a conclusão do curso, tendo o aluno até seis anos para pagar, conforme a duração do curso.
2007, confirmando nossa vocação educacional, o MEC autorizou o curso de Direito, bem como o reconhecimento do curso de Turismo, também com o CMB. Tal situação de excelência se confirma na avaliação do curso de turismo, o único de Pernambuco agraciado com quatro estrelas no Guia do Estudante da Editora Abril.
Novamente dois dirigentes da Mantenedora e dois diretores da Faculdade Metropolitana da Grande Recife foram agraciados com o título de Cidadão Jaboatonense pelos serviços prestados ao município na área da Educação.
2008, passa a operar em dois turnos (manhã e noite) com uma equipe docente altamente qualificada e motivada, e inicia mais dois cursos de Graduação: Direito e o curso Tecnológico de Gestão Portuária.
O curso Tecnológico em Gestão Portuária, o primeiro autorizado pelo MEC a ser implantado na região Nordeste, confirma esta posição de inovador e tem como objetivo maior formar profissionais qualificados para trabalhar no complexo portuário local, Recife e Suape.
Inovando sempre, firmou convênio de parceria com a ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, sendo pólo presencial em cursos de pós-graduação à distância, ampliando a oferta também em cursos presenciais.
2009, sob nova Direção Acadêmica, reduz valores de mensalidades e implantou o NEaD – Núcleo de Educação à Distância, visando de acordo com os preceitos da Portaria 4059 do MEC a implantação parcial de cursos de graduação à distância, oferecendo algumas disciplinas, melhorando e facilitando o acesso ao Ensino Superior.
2010, recebe autorização do curso de Gestão de Recursos Humanos e lança os cursos de Marketing, Produção Audiovisual, Construção Naval, Petróleo e Gás, Logística, Gestão Financeira e Hotelaria, além do reconhecimento do curso de Publicidade e Propaganda. Ainda neste ano, a Faculdade entrou no IGC (Índice Geral de Cursos), do MEC, como a melhor instituição de Jaboatão dos Guararapes, permanecendo nesta posição até os dias atuais.
2011, a Faculdade completa 10 anos, mantendo o foco na sua missão “Formar profissionais de nível superior, garantindo a qualidade, a solidez, a segurança e a modernidade, visando o desenvolvimento sócio-econômico e cultural da região Nordeste”, tendo sua estrutura em melhoria constante, ampliando os espaços e garantindo um melhor acolhimento a todos. Ainda neste ano, tem reconhecidos os cursos de Direito e Gestão Portuária, o lançamento de seis novos cursos (Fisioterapia, Gastronomia, Construção de Edifícios, Gestão da Produção Industrial, Administração de Aeroportos e Gestão Hospitalar) e o início do curso de Gestão de Recursos Humanos.
2012, mais dois cursos são autorizados pelo MEC: Gestão da Qualidade e Pedagogia, este último, inclusive, inaugura o novo horário de oferecimento de cursos da Faculdade, no período da tarde, além dos horários pela manhã e noite.
2013, a Metropolitana recebe a autorização do MEC para oferecer o curso de Engenharia de Produção.
2018, a Faculdade Metropolitana decide expandir a oferta para cursos de Tecnologia e Saúde, recebendo comissões para o CST em Gestão da Tecnologia da Informação, Bacharelado em Nutrição e Bacharelado em Psicologia e para a área de Gestão o CST em Gestão Comercial.
2019, com a proposta de entrar na expansão na modalidade EaD, a Faculdade solicita o seu credenciamento para esta modalidade juntamente com mais 5 cursos, sendo eles: CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bacharelado em Farmácia, CST em Logística, CST em Gestão de Recursos Humanos e CST em Processos Gerenciais, todos com visitas já realizadas. Como previsto nas metas institucionais é protocolados os cursos de: CST em Jogos Digitais, Bacharelado em Educação Física, Bacharelado em Farmácia na modalidade presencial, CST em Radiologia, CST em Estética e Cosmética e CST em Redes de Computadores. A Faculdade assina o seu convênio de cooperação Técnico-Científica-Acadêmica com a Universidad Mayor de Chile, firmando o tramite de produção Acadêmica e Científica entre as instituições e principalmente o intercâmbio de discentes, que podem participar de atividades sem custo, mantendo os vínculos em suas instituições de origem.