Artigo Científico da Professora Rosângela Nieto é publicado em revista

A Professora Rosângela Nieto, coordenadora dos cursos de Pós-Graduação da FMGR teve seu artigo “Como Falar de Morte para a Criança? A dor infantil…” publicado na Revista Construir – Educação. Abaixo, segue o resumo do trabalho.

Como Falar de Morte para a Criança? A dor infantil…

Rosangela Nieto de Albuquerque¹

Certamente esse assunto é bem complexo e delicado para pais e escola trabalharem com as crianças, pois, envolve crença, religião, maturidade, e questões emocionais. Os pais tentam evitar que seus filhos sofram, e quando ocorre algum caso de morte na família, as crianças pequenas costumam ser deixadas à parte do assunto, pois, acredita-se, não possuírem maturidade suficiente para entender o que aconteceu.

A dificuldade de abordar o assunto com as crianças está diretamente relacionada à negação do próprio adulto em lidar com a morte. Para Freud, o homem percebe que sua preocupação com a questão da morte tem base não apenas no declínio da condição biológica, mas também está fortemente calcada na questão da guerra e sua capacidade destrutiva além da morte.

Assim como os adultos, as crianças passam pelo processo de luto, que tem diversas fases, inicialmente é a negação, fase de muitas perguntas, posteriormente uma tristeza profunda, e, em seguida a aceitação. Portanto, se após uma perda a criança ficar mais agressiva, ou isolada, chorar à noite, antes de dormir, ou apresentar comportamento regressivo, este é um comportamento normal. Os educadores devem ficar alerta em caso de exagero de tristeza, o encaminhamento para acompanhamento psicológico é primordial.
O principal requisito para uma atuação eficaz é se apoiar na verdade. Afinal, uma informação distorcida pode interferir na conscientização da perda e na sua aceitação. “A morte faz parte do processo da vida”.

Oportunizar a criança participar do luto familiar será importante, levar em conta o desenvolvimento psicoafetivo e a idade da criança irá possibilitar o entendimento sobre a perda.

¹ Rosangela Nieto de Albuquerque – Doutoranda em Educação – Mestre em Educação – Mestre em Ciências da Linguagem – Psicopedagoga – Pedagoga – Professora Universitária.