Desafio dos Cinco (Reais) é revertido para o Abrigo Doce Lar – Curso de Administração

Saber empreender é uma arte.  O bom empreendedor, além de ter talento, precisa criar oportunidades e buscar meios para aproveitá-las. Pensando dessa forma, os alunos de Administração do 8º período noturno da Faculdade Metropolitana da Grande Recife puderam desfrutar de uma atividade para “Aprender a Empreender”, na disciplina de Empreendedorismo.

O objetivo foi despertar nos mesmos o talento natural muitas vezes adormecido e motivá-los a terem comportamentos empreendedores, implementar ideias, partindo do pensamento à ação e fazendo as coisas acontecerem.

A atividade (intitulada “Desafio dos Cinco”, pegando uma carona na competição nacional de empresas virtuais do SEBRAE), aconteceu durante 45 dias mobilizando a turma. Em grupos de cinco alunos e investindo R$ 1,00 (um real), cada um, as equipes iniciaram com cinco reais em busca de empreender e buscar resultados. No período proposto, a movimentação foi intensa, produções e vendas de brigadeiros, trufas, bolos, docinhos e até água mineral.

FOTO_ADM_DOAÇAO_DOCE_LAR[1]Finalmente, no dia da apresentação, o surpreendente resultado de mil reais apurados pelos alunos, os quais foram revertidos em compras de gêneros alimentícios e doação para o Abrigo Doce Lar, localizado nas proximidades da Faculdade. O responsável pela entidade, José Ezequiel, esteve presente na turma para o recebimento dos donativos, e na ocasião informou que o abrigo iniciou em 1999 com apenas seis idosos, hoje contando com uma média de cinquenta pessoas de baixa renda, as quais são mantidas com muito esforço, dedicação e doações.

Para os alunos, esta tarefa foi apenas o aquecimento para o Plano de Negócios, que é a atividade final da turma, mas o resultado foi gratificante, deixando espaço para reflexões:  “O papel da faculdade não é apenas capacitar profissionais técnicos para atuar no mercado de trabalho, mas formar cidadãos comprometidos e preocupados com a sociedade. Só isso faz da educação um processo de transformação, uma prática da cultura da alteridade”, finaliza a professora Decilene Mendes, mensurando os resultados da atividade da turma sob sua responsabilidade.

Para futuras doações ao Abrigo Doce Lar: Rua Maestro Nélson Ferreira, 371 – Piedade – Jaboatão dos Guararapes – PE –  54410-220 – (81) 3061-5809